quinta-feira, 29 de julho de 2010

No país das maravilhas: relatos da Alice






"O Projeto Rondon é uma experiência curiosa. Testamos nossa força, física e mental, nossa paciência, nossa espirito de grupo e principalmente nossa capacidade de adaptação as diversidade sociais, materiais e climáticas. Primeiro passamos algumas semanas fazendo reuniões com um grupo de pessoas que geralmente não conhecemos e não nos identificamos. Descobrimos um mundo novo, diferente do que conhecemos dentro de nossos cursos. (...)
Alguns dias depois, já em Teixeirópolis, foi o tão falado e esperado cinema na praça. Acho que acabei criando uma expectativa muito grande em relação a comunidade e meus sonhos de que todos iriam enlouquecer com o cinema. A recepção acabou sendo muito boa e me emocionei bastante. Algumas das pessoas nunca tinham vivido esta experiência, logo, pra mim, valeu toda a viagem. A seqüência desse dia, até onde me encontro sentada escrevendo esse relatório foi de aprendizados mil, desde a convivência pacífica com as diferenças até o olhar para um povo tão diferente do nosso. Ainda nos resta três dias de atividades e espero que eles sigam a mesma linha do que foi feito até agora. Competência, dedicação e muito bom humor. Daqui, levarei comigo o gosto das frutas diferentes, o abraço dos companheiros de equipe e principalmente o sorriso de cada integrante da comunidade de Teixeirópolis. Mais do que uma curso de Brasil, o Projeto Rondon está sendo uma soma grande na minha personalidade. E que jamais será esquecida."


Relatório da Alice ao Ministério da Defesa, postado por Aline A.

Um comentário: